Medicamento manipulado: alternativa econômica e sustentável | TCLED

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Medicamento manipulado: alternativa econômica e sustentável

Publicado: 21/08/2018

A sétima posição ocupada pelo Brasil no ranking dos países que mais consomem medicamentos no mundo traz consequências preocupantes: segundo a Anvisa, são geradas anualmente cerca de 34 mil toneladas de medicamentos vencidos e sua destinação final inadequada pode trazer sérios impactos ambientais e à saúde pública, além do prejuízo no bolso no paciente.


Na contramão deste quadro encontra-se o medicamento manipulado, uma vez que este tem sua composição e dosagem feitas “sob medida” para cada paciente e na quantidade exata para o tratamento. Praticamente todo medicamento pode ser preparado em farmácias de manipulação, desde que esta possua permissão em sua licença sanitária e autorização do Ministério da Saúde e a fórmula seja prescrita por profissionais de qualquer especialidade médica, além de dentistas, nutricionistas, farmacêuticos e médicos veterinários.


Segundo a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), 7.545 farmácias de manipulação no país, fazendo do Brasil o maior mercado de manipulação do mundo e, de acordo com Marco Fiaschetti, diretor executivo da instituição, o brasileiro reconhece a eficácia e as vantagens econômicas e ambientais do medicamento manipulado, optando por sua significativas economia e ausência de desperdício. Some-se a isso o fato de o medicamento poder ser fornecido na forma mais adequada  às necessidades de uso do paciente, como em cápsulas ou em gotas, além de ser formulado na dose desejada (sem necessidade de fraciona-lo) e um só medicamento poder conter diferentes princípios ativos associados.


Saiba mais sobre o descarte correto de medicamentos em www.saude.pr.gov.br ou ligue 0800 644 44 14

Sobre a Anfarmag, acesse www.anfarmag.org.br


Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/08/16/medicamento-manipulado-pode-ser-saida-para-sustentabilidade/?utm_source=Panorama+Farmac%C3%AAutico&utm_campaign=b56d2ec602-EMAIL_CAMPAIGN_2018_08_16_12_17&utm_medium=email&utm_term=0_212b740fd2-b56d2ec602-67985147

21/08/2018