Somente Anvisa importa canabidiol para uso médico | TCLED

Notícias

Somente Anvisa importa canabidiol para uso médico

Publicado: 31/08/2018

Único medicamento com substâncias derivadas da maconha com autorização da Anvisa para ser comercializado dentro do país, o tetrahidrocanabinol e canabidiol, usado no tratamento de esclerose múltipla pode ser vendido nas farmácias do Brasil com preços variando de R$ 2.300 a R$ 2.900.


Para conseguir outros medicamentos não autorizados é necessário fazer um pedido excepcional de importação diretamente na Anvisa que nem sempre é aceito, o que leva muitas famílias a buscarem autorização de importação por meios judiciais.


No entanto, no desespero para trazer luz ao sofrimento dos entes queridos não raro são os relatos de pessoas que já utilizaram meios ilegais para adquirir esses medicamentos. E, em alguns casos, o esforço torna-se causa de algo maior.


É o que aconteceu com o advogado Caio Santos, que em 2005, passou pela difícil situação de lutar para conseguir o produto a fim de amenizar os efeitos da quimioterapia da mãe, o que lhe garantiu grande experiência com medicamentos derivados da maconha. Passado o período mais turbulento, Caio abandonou o Direito e passou a se dedicar exclusivamente a fabricar remédios a base da droga, conseguindo autorização da Anvisa para as pesquisas.

Devido aos resultados de pesquisas que comprovam os efeitos benéficos dos derivados da maconha para amenizar sintomas de várias doenças não é raro juízes decidirem favoravelmente pela importação direta dos medicamentos e os reincidentes casos bem sucedidos já permitiram alguns progressos: em 2016, houve a simplificação dos pedidos de importação com o cadastro on-line e a análise mais rápida das solicitações (cerca de 10 dias por uma autorização válida por um ano).



Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/08/31/sem-muita-opcao-no-pais-canabidiol-e-importado-diretamente-para-tratamento-medico/?utm_source=Panorama+Farmac%C3%AAutico&utm_campaign=915691bf53-EMAIL_CAMPAIGN_2018_08_31_12_17&utm_medium=email&utm_term=0_212b740fd2-915691bf53-67985147