Por que a cruz verde é um dos símbolos da farmácia?


cruz de farmácia verde
Farmácia francesa com uma cruz verde em sua fachada.

A Cruz Grega com quatro braços simétricos é conhecida como o primeiro símbolo para primeiros socorros e proteção militar e civil, desde as Cruzadas.

cruz grega
Cruz Grega

Quando a Cruz Vermelha foi criada, os socorristas que traziam os feridos dos campos de batalha precisavam de um símbolo que fosse internacionalmente reconhecido. A Cruz Vermelha (1864) escolheu inverter as cores da bandeira da Suíça para representar o estado neutro do país, o que foi muito apropriado, já que a organização foi criada por um suíço, Herny Dunant. Além disso, atirar em alguém carregando uma bandeira branca sempre foi visto como inaceitável, visto que a cor é associada

com a rendição, portanto, o vermelho contra o fundo branco era uma opção mais segura e visível.


Hoje em dia é muito comum ver farmácias com cruzes verdes em suas fachadas. As cruzes verdes foram introduzidas como um símbolo farmacêutico na Europa continental no início do século XX como uma substituta à cruz vermelha, que era muito utilizada por causa de sua associação com a organização Cruz Vermelha. Porém devido à constante confusão com o órgão, em 1913 uma lei estabeleceu a proibição do uso do símbolo nessas cores, introduzindo, assim, o verde.


A cruz verde não foi usada na Grã-Bretanha até 1984, qual a Sociedade Farmacêutica Real da Grã-Bretanha a escolheu como seu símbolo padrão para farmácia. Já na França, as cruzes são ainda mais populares, já que foram registradas como um dos dois símbolos de uso exclusivo de farmácias em 1984 pelo Conseil National de l’Ordre des Pharmaciens. Apesar dos farmacêuticos não serem obrigados a usar o símbolo, o registro da cruz verde significou a proibição do uso do símbolo por profissões similares.


Não há motivo claro pela escolha do verde, porém existem duas teorias: a primeira aponta para a conexão da cor com as plantas utilizadas na fabricação dos remédios vendidos e a outra, para o fato dos farmacêuticos militares do século XVIII e XIX usarem braçadeiras verdes.


Muitos acreditam que a cor foi bem escolhida, já que fica bem em placas de LED e é altamente visível à luz do dia. Assim, a cruz verde se popularizou em toda a Europa se tornando um símbolo reconhecido e procurado por qualquer um que esteja buscando uma farmácia.


E você? Gostaria de ter uma cruz verde como estas vistas na Europa? Você pode conferir as nossas opções na loja TCLED!


Fontes: Invisible Paris, The Connexion French, Wellcome Collection

Curado e editado por TCLED

52 visualizações0 comentário