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Farmácia cheia: 5 dicas para atrair e manter os clientes

Atualizado: Jul 5

Todos os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos têm como objetivo tornar a farmácia atrativa. No entanto, ainda são muitos aqueles que possuem dúvidas sobre o assunto e não conseguem fazer a empresa realmente decolar.


O grande segredo para tornar a farmácia atrativa é melhorar a experiência dos clientes que vêm ao seu estabelecimento, dessa forma a chance de fidelização aumenta, sem contar que as indicações serão igualmente maiores.



1. Conheça seu público e ofereça um atendimento diferenciado


Essa é a primeira dica para melhorar a experiência dos clientes e tornar sua farmácia atrativa. Adapte seu estabelecimento para todos. Tenha rampas de acessos, corredores mais amplos e boa iluminação. Conhecer seu público é o primeiro passo rumo a melhorar sua experiência.


Embora muitas compras em farmácias sejam realizadas de maneira autônoma, outras compras precisam de ajuda para produtos específicos ou para tirar dúvidas, por exemplo. Nesses momentos, poder ofertar um atendimento diferenciado é uma das melhores maneiras de melhorar a experiência dos clientes e tornar sua farmácia atrativa. O cliente sempre vai querer voltar, pois foi bem atendido e certamente vai comentar sobre o fato com outras pessoas.


2. O principal símbolo da sua farmácia é a fachada


Ter uma fachada atrativa, que chame atenção, está totalmente ligado em como o cliente vê a sua loja, já que é a primeira coisa a ser notada. Por tanto, preste atenção e pratique essa dica estrategicamente! Com as nossas Cruzes de LED você moderniza a sua fachada e chama a atenção dos clientes, tornando sua farmácia memorável.


Outra dica é não esquecer da sazonalidade: carnaval, dia das mães, dia dos namorados, dias dos pais, as pessoas gostam de se identificar. Organize e não obstrua com excesso de mercadorias. A frente da sua loja precisa fazer com que o cliente sinta vontade de entrar!


3. Ofereça praticidade


Os dias atuais pedem por praticidade. Sejam em grandes centros ou cidades do interior, as pessoas foram acostumadas com soluções práticas para o dia a dia. Por isso, oferecer praticidade aos seus clientes é fundamental para manter sua farmácia atrativa e competitiva atualmente.


Ter um sistema de delivery, oferecer compras online, ter um canal direto de comunicação através das redes sociais ou aplicativos é uma ótima forma de melhorar a experiência dos clientes e com isso, manter sua farmácia ainda mais atrativa.


Outro ponto muito interessante sobre praticidade, que pode ser aplicada in loco diz respeito ao autosserviço. Uma forma de pagar pelos produtos de maneira autônoma, ou seja, você faz as compras, passa os produtos no caixa sozinho e paga sozinho também. Esse é um exemplo clássico de praticidade capaz de melhorar a experiência dos clientes e ainda fazer com que seu estabelecimento se torne referência.


4. Dê uma atenção especial para a layoutização


A disposição dos itens é outro fator de sucesso no resultado da sua farmácia. Você pode ler nosso outro post sobre organização e produtos para aumentar as vendas aqui.


Quando todos os produtos estão bem posicionados há um aumento significativo nas vendas. Faça um teste! Dê destaque para alguns produtos, monte cestões e aproveite as suas gôndolas para chamar atenção do olhar do consumidor. Invista nos pontos considerados como estratégicos para a compra por impulso, que é uma decisão de compra rápida, estimulada pelo apelo promocional/emocional.


5. Tenha diversidade, exclusividade e ofereça serviços de saúde pública


Ao oferecer aos seus clientes uma grande diversidade de produtos, além de exclusividade, eles terão a experiência de que só podem comprar determinado artigo em seu estabelecimento, o que farão com que voltem e indiquem sua farmácia para parentes, amigos e conhecidos.


Contar com fornecedores de qualidade é um ponto chave para quem deseja manter sua farmácia atrativa.


Outra forma de melhorar a experiência dos clientes se dá através da oferta de serviços de saúde, tais como aferição de pressão arterial, medidas de glicose ou pesagem e cálculo de IMC, por exemplo.


Esses serviços, atraem os clientes até o seu estabelecimento, fazendo com que se sintam queridos e importantes. Isso faz com que a farmácia se torne uma referência, mantendo consumidores fiéis.


Se seguir essas dicas em pouco tempo verá melhora no desempenho do seu estabelecimento. Conte com as soluções da TCLED para ajudar a sua farmácia a se destacar e modernizar! Acesse nossa loja e confira nossas promoções.



Fonte: GAM

Edição: TCLED

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