top of page
  • Foto do escritorTCLED

7 dicas para entrar na Indústria Farmacêutica

Atualizado: 5 de jul. de 2021

O ano está começando e as indústrias já estão se movimentando para preencher seu quadro de funcionários. Portanto, é o momento de os farmacêuticos que pretendem atuar neste segmento se movimentar para conquistar uma vaga nos laboratórios.



Segundo a farmacêutica Fernanda de Oliveira Bidóia, do site farmacêutica.com.br, a concorrência é grande: “De acordo com pesquisa realizada pelo ICTQ, nos próximos quatro anos entrarão para o mercado 100.048 mil novos farmacêuticos. São muitos profissionais para poucas indústrias e pouquíssimas vagas”. Por isso, ela descreveu sete principais razões para a não contratação de farmacêuticos e as sete dicas para entrar na indústria farmacêutica. Quem desejar se aventurar nesta área poderá se beneficiar com as recomendações da especialista.


Razões da não contratação


1. Falta de experiência:


Na indústria, o que conta é a experiência e o quanto um farmacêutico pode agregar. Cada área necessita de qualificações específicas. Não há tempo para ensinar. Indústria não é escola.


2. Falta de conhecimento técnico:


Muitos profissionais não possuem conhecimento técnico requerido. A maioria é reprovada em testes técnicos básicos de admissão.


3. Rotina de trabalho:


As áreas da indústria possuem diferentes rotinas de trabalho. Um recém-contratado tem pouco tempo de adaptação, por isso o conhecimento já deve existir.


4. Tudo é para ontem


Os cronogramas são apertados, as cobranças constantes e a rotina é exaustiva. O profissional que não tenha sido treinado, dificilmente se adaptará à correria exigida.


5. Anvisa


As inspeções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são o teste final. Não pode haver falhas. Para aguentar a pressão tem que ter experiência, estômago frio e nervos fortes.


6. Falta de estudo


Cada área tem necessidade de conhecimento técnico específico. Não dá para contratar alguém que não sabe nada.


7. Agilidade e pró-atividade

O profissional deve mostrar que sabe, sem ser arrogante. É fundamental ser proativo e fazer acontecer. Não fique esperando que as informações venham até você, vá buscá-las.


Dicas para entrar na indústria farmacêutica


1. Defina a área de atuação


Não mande currículo para qualquer vaga. Entenda as diferentes áreas e escolha a que tenha o seu perfil.


2. Estude


Faça cursos relacionados à área de escolha. O ICTQ possui excelentes cursos de pós-graduação em diversas unidades em todo o País. Entre no site da instituição e procure o ideal para o seu aprimoramento.


3. Mudanças


Apesar de o Brasil possuir um grande número de indústrias, principalmente na região Sudeste, elas não possuem vagas suficientes para agregar a todos. Caso não haja uma em sua cidade ou região, esteja disposto à se mudar.


4. Aprimore o inglês

Inglês é fundamental. Não é um diferencial, mas uma necessidade.


5. Abra mão do salário no início

Iniciantes em indústria terão de se submeter a um salário possivelmente mais baixo que o de uma drogaria ou farmácia. Salários altos são para cargos elevados e exigem experiência.


6. Conheça as normas


É pré-requisito conhecer as normas vigentes. Procure saber quais são e familiarize-se com elas.


7. Comece com indústrias pequenas


É mais fácil iniciar em uma indústria de pequeno porte. Além disso, você poderá ter mais acesso às outras áreas ampliando o conhecimento - algo difícil em uma empresa de grande porte.



Apesar das dificuldades, estude e não desista! Tente, lute, preste atenção nessas dicas e você conquistará uma vaga!




Fonte: ICTQ (alterado TCLED)

9 visualizações0 comentário
bottom of page